Apresentação

Para oferecer alimentos de qualidade e seguros à população, deve ser feita uma série de controles em todas as etapas da cadeia produtiva de alimentos e bebidas, do campo até a mesa do consumidor.

Ao pensar nesta cadeia produtiva, uma das etapas fundamentais consiste no acondicionamento dos alimentos em embalagens. Estas devem garantir a segurança dos alimentos e não ser uma fonte de contaminação. Para isso, a embalagem deve atender as exigências das legislações para materiais destinados ao contato com alimentos e bebidas. A legislação utilizada no Brasil é harmonizada com o Mercosul e foi internalizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O objetivo desse curso é apresentar os regulamentos da Anvisa pertinentes às embalagens, equipamentos e materiais plásticos destinados ao contato com alimentos e discutir detalhadamente os conceitos e os requisitos descritos nas resoluções, além de apresentar a lista positiva de aditivos para materiais plásticos e revestimentos poliméricos em contato com alimentos, Resolução RDC n. 326/2019. Também serão tratadas as alterações da lista positiva de monômeros e limite de migração total descritas na Resolução RDC n. 589/21. O curso será presencial e os participantes terão a oportunidade de interagir com os palestrantes.

 

Público-alvo: Profissionais de empresas fabricantes de embalagens plásticas, fabricantes de insumos (resinas, revestimentos, adesivos, aditivos, corantes, etc.) e da indústria de alimentos, bebidas e ingredientes.

Coordenação Técnica: Fabiana Ramos & Mary Perez

 

Programação Preliminar

 

12 de março

8h30

Abertura/Apresentação
Mary Perez

 

A segurança de materiais para contato com alimentos e as legislações de embalagens
Elisabete Saron

 

Intervalo Café

 

Legislação Mercosul de embalagens para alimentos e a internalização das resoluções nos países membros
Marisa Padula

 

Listas positivas de materiais plásticos e revestimentos poliméricos - Resoluções RDC n. 56/2012, RDC n. 326/2019 e RDC n. 589/2021
Mary Perez

12h20

Intervalo almoço

13h50

Ensaios de migração - Resoluções RDC n. 51/2010, RDC n. 52/10 e RDC n. 589/2021
Paulo Kiyataka

 

Intervalo Café

 

Continuação - Ensaios de migração - Resoluções RDC n. 51/2010, RDC n. 52/10 e RDC n. 589/2021
Paulo Kiyataka

17h30

Encerramento

 

 

13 de março

8h30

Abertura/Apresentação
Mary Perez

 

Requisitos para adesivos e elastômeros - Resoluções RDC n. 91/2001 e n. 123/2001 e Tintas de impressão - Situação atual
Elisabete Saron

 

Intervalo Café

 

Uso de embalagens PET pós-consumo no Brasil e no MERCOSUL
Marisa Padula

 

Regulamentação de silicone para contato com alimentos - situação atual
Marisa Padula

12h00

Intervalo almoço

13h30

Como elaborar um certificado de conformidade
Marisa Padula

14h15

Exercícios

15h50

Encerramento / Café

 

 

 

Investimento

 

Não associados ao CETEA

Veja como associar-se
clicando aqui.

Associados
ao CETEA

 

1 inscrição

R$  2.000,00 R$  1.600,00

2 inscrições da mesma empresa

R$  3.920,00 R$  3.136,00

3 inscrições da mesma empresa

R$  5.700,00 R$  4.560,00

A partir de 4 inscrições da mesma empresa (acrescentar por inscrição)

R$  1.800,00 R$  1.440,00

As palestras serão disponibilizadas aos participantes para download.

Caso o evento não atinja o número mínimo de 30 participantes, ele poderá ser cancelado ou a data alterada.

 

Forma de Pagamento

O pagamento da inscrição no evento poderá ser realizado de duas formas: boleto bancário ou depósito em conta corrente.

Ao encaminhar a ficha de inscrição com a opção boleto ou depósito assinalada, o solicitante receberá um e-mail de suporte@fundepag.br com todas as instruções para aprovação de uma Ordem de Serviço – O.S.

Após a aprovação da O.S, o solicitante receberá um novo e-mail de suporte@fundepag.br contendo os links com os dados para depósito em conta corrente ou para impressão do Boleto Bancário e da Nota Fiscal Eletrônica. O vencimento será de aproximadamente 15 dias.

A inscrição no evento somente será confirmada mediante a aprovação da O.S. emitida pela FUNDEPAG.

Atenção:
Somente serão emitidos boletos bancários com prazo de 15 dias de pagamento, para Pessoas Físicas, para as inscrições que acontecerem  até o dia 7/03/2024 . Após essa data, Pessoas Físicas deverão realizar o pagamento por meio de transferência bancária, com envio do comprovante para o e-mail eventos.cetea@ital.sp.gov.br.  Em caso de Pessoas Jurídicas, as análises acontecerão mediante o financeiro. 

O pagamento da inscrição implica diretamente no acesso ao curso, bem como, emissão de certificado. 

 

Cancelamentos de inscrições

  • Cancelamentos até 05 (cinco) dias úteis da data do evento, por escrito, darão direito à devolução de 70% do valor da taxa de inscrição. 

  • Após esta data, não será possível devolução. São aceitas substituições do participante, notificadas por escrito à Marcela Santos - e-mail: eventos.cetea@ital.sp.gov.br.

 

 

Mais Informações

 

Local

Contate Marcela Santos
(19) 3743-1920
 (fixo e whatsapp)
eventos.cetea@ital.sp.gov.br

 

Centro de Tecnologia de Embalagem - Cetea | Ital

Auditório Sylvio Alves Ortiz

Av. Cônego Antônio Rocato, 140   |   Av. Brasil, 2880
Jd. Chapadão - Campinas - SP

 

Apoio

      

 

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