O tema sustentabilidade faz parte das estratégias empresariais e está inserido nas posturas pró-ativas e ações que asseguram a vantagem competitiva das empresas e a agregação de valor para acionistas. A discussão acadêmica em torno deste assunto é ampla e assume cada vez mais importância à medida que passa a ser um fator capaz de influenciar a decisão de compra de consumidores mais conscientes. O objetivo deste Workshop é abordar a Economia Circular e o Life Cycle Thinking como poderosa ferramenta a ser aplicada tanto para a melhoria contínua de processos já existentes como para nortear o desenvolvimento de novos produtos, embalagens e processos.

O modelo de economia circular se contrapõe ao modelo linear, ou seja, prevê a contínua recuperação e reincorporação de recursos e materiais de forma a proporcionar a sua utilidade ótima. A aplicação do conceito de Ciclo de Vida no desenvolvimento de produtos mais sustentáveis proporciona oportunidades de melhorias relacionadas ao desempenho ambiental de produtos, que vão desde a extração dos recursos naturais, passando pelo processamento, redução de emissões, otimização de embalagem e transporte, consumo, até a disposição final. Já a rotulagem ambiental verificável garante transparência e a valorização de ações de sustentabilidade.

O Workshop otimização do perfil ambiental de produtos e embalagens: exercitando o Life Cycle Thinking terá um formato inovador conciliando atividades práticas e conceitos teóricos. O participante terá a oportunidade de exercitar os conceitos e ferramentas aprendidos em um projeto de um Case com orientação de pesquisadores do CETEA e se beneficiarão com a troca de experiências.

O Workshop contribuirá para a complementação da formação de profissionais da área de desenvolvimento de produtos e embalagens, sustentabilidade e meio ambiente.

Público Alvo: Profissionais da indústria de Embalagens, Alimentos e Bebidas, Cosméticos, Higiene Pessoal e Limpeza, produtos Farmacêuticos etc.

Objetivo: fornecer ferramentas que auxiliem no desenvolvimento, otimização e avaliação do desempenho ambiental de produtos e embalagens. Exercitar o conhecimento adquirido em estudos de casos orientados pelos pesquisadores do CETEA. Promover a prática de declarações ambientais verificáveis.

 

Patrocínio