Palestrantes

Aline Brionísio Lemos
Graduada em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2002. Integrante da equipe técnica do Grupo de Embalagens Plásticas desde 2002. Pesquisadora científica do CETEA desde 2004 atuando na área de legislações nacionais e internacionais de materiais para contato com alimentos. Especialista em avaliação de formulação de materiais de embalagens em geral e identificação de materiais plásticos.

Elisabete Segantini Saron
Bióloga, com especialização em Química, Mestre em Tecnologia de Alimentos pela FEA/UNICAMP e doutoranda em Química pelo Instituto de Química da UNICAMP. Pesquisadora Científica nível VI do CETEA atuando na área de embalagens metálicas desde 1994, desenvolvendo atividades de aprovação de embalagens para contato com alimentos, estudos de interação embalagem/alimentos, diagnósticos de problemas e ferramentas analíticas como espectrometria de emissão atômica e microscopia eletrônica de varredura.

Danielle Ito
Bacharel em Ciência dos Alimentos pela USP. Integrante da equipe técnica do Grupo de Embalagens Plásticas desde 2000, pesquisadora do CETEA, desde 2005 atuando na área de legislações nacionais e internacionais de materiais para contato com alimentos.  Especialista em avaliação de formulação de materiais de embalagens em geral, análise sensorial para avaliação do potencial de contaminação sensorial de materiais de embalagens para alimentos.

Eloísa E. C. Garcia
Mestre em Tecnologia de Alimentos e Engenheira de Alimentos, pela FEA/UNICAMP. Pesquisadora do CETEA desde 1983. Atualmente é Gerente dos Grupos de Embalagens Plásticas e de Meio Ambiente do CETEA. Especialista em desempenho mecânico, avaliação do potencial de interação embalagem plástica/produto, Avaliação do Ciclo de Vida de produtos e embalagens e em desenvolvimento de produto com menor impacto ambiental.

Marisa Padula
Doutora e Mestre em Ciência de Alimentos e Engenheira de Alimentos pela FEA/UNICAMP. Pesquisadora do CETEA desde 1983. Especialista em avaliação do potencial de interação embalagem/produto, legislação de embalagem nacional e internacional e diagnóstico de odor/sabor estranho. É membro do Grupo de Embalagens e Equipamentos em Contato com Alimentos da ANVISA, trabalhando para harmonização das legislações sobre materiais de embalagem e equipamentos para contato com alimentos.

Paulo Henrique Kiyataka
Mestre em Ciência de Alimentos e Engenheiro de Alimentos pela FEA/UNICAMP. Integrante da equipe técnica do Grupo de Embalagens Metálicas e de Vidro do CETEA desde 1999 e Pesquisador Científico desde 2004, atuando nas áreas de aprovação de embalagens plásticas e metálicas para contato com alimentos e análise de quantificação de metais em embalagens, alimentos, corantes e pigmentos.