14/01/2019

Embalagem na logística urbana é tema de livro gratuito publicado pelo ITAL e pelo Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes
Publicação lançada em dezembro está disponível para download no site do LALT, vinculado à Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp

Produzido ao longo de um ano e meio por 14 experientes especialistas, o livro "Embalagem na Logística Urbana: Conceitos, Métodos e Práticas", editado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e pelo Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (LALT), está disponível para download no site do LALT, vinculado ao Departamento de Geotecnia e Transportes da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Sob a edição dos professores Orlando Fontes Lima Júnior, coordenador do LALT, e Lilian da Silva Santos, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (SENAI/SC), e dos pesquisadores Ana Paula Reis Noletto, do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do ITAL, e Sérgio Adriano Loureiro, do LALT, a publicação lançada em dezembro aborda a logística como atividade organizadora e integradora de fluxos em busca de ganhos de escala, sobre o tripé estoque, transporte e informação, sendo a embalagem a base do tripé: essencial nos processos logísticos.

"A embalagem permite a logística obter a tão perseguida economia de escala para redução dos custos, investimentos e melhoria dos serviços. É a embalagem que garante a integridade e a segurança das mercadorias durante os processos de transporte; é a embalagem que permite a unitização adequada para as operações mais eficientes dos armazéns; é a embalagem que carrega as etiquetas e as mensagens de marketing tão importantes para os fluxos de informações e para as gôndolas no varejo", detalha Lima Júnior na apresentação do livro, estruturado em 12 capítulos distribuídos em três partes.

"Embora existam muitos textos tratando da logística e da embalagem de forma dissociada, são raros os materiais que procuram integrar esses dois assuntos", complementa o editor, lembrando que a publicação é destinada a especialistas e iniciantes e se volta para logística urbana por ser um dos maiores desafios das operações. "Em algumas operações globais o custo de uma operação logística China Brasil é menor do que o custo da entrega urbana deste mesmo produto. Por exemplo, uma caneta dá a volta ao mundo por centavos de dólar, mas custa de dois a três dólares se você quiser trazê-la do centro de distribuição até a porta da sua casa", exemplifica.

Do ITAL, além da pesquisadora Ana Paula, foram autores do livro Leda Coltro, Rosa Maria Vercelino Alves e Tiago Bassani Dantas, todos pesquisadores do CETEA.