Lácteos e Saúde

17 Afirmação 3: “O único leite adequado para consumo humano é o materno, visto que cada leite é específico para sua espécie”. Com relação a esta frase, duas interpretações podem ser obtidas: a) o único leite adequado para consumo de humanos lactentes é o materno , visto que cada leite é específico para sua espécie e b) o único leite adequado para consumo humano em qualquer idade é o materno, visto que cada leite é específico para sua espécie. Com relação à primeira interpretação, o leite que chamamos materno é inquestionavelmente o mais adequado para o lactente. As numerosas vantagens nutricionais, imunológicas e fisiológicas do leite humano mostram que ele é o melhor para os lactentes e não deve ser substituído a não ser em circunstâncias especiais e raras quando a amamentação não é possível (SILVA-ALVES et al., 2010). Porém, no caso destas circunstâncias especiais o uso de leites infantis obtidos a partir, principalmente, do leite de vaca é imprescindível. Nesse sentido, o conhecimento científico da especificidade única do leite humano contribui para a elaboração de leites infantis cada vez mais adequados em sua composição química para servir como alternativa para crianças que não podem ser alimentadas pelo leite materno. Com relação à segunda possibilidade de interpretação da terceira afirmativa, o leite humano também seria o mais adequado nutricionalmente para o ser humano. Da mesma forma, na perspectiva do canibalismo, a carne humana apresentaria o melhor balanceamento de aminoácidos para a dieta humana. Porém, e obviamente o consumo de leite e carne humanos para adultos não é socialmente aceito, independentemente dos aspectos nutricionais (ANTUNES et al., 2009). Esta iniciativa da realização do evento “Simpósio Lácteos e Saúde” e da elaboração deste documento, além de livros e artigos que esclareçam sobre os benefícios à saúde e os mitos sobre o consumo de leite são de grande valia para o público em geral. A produção e disseminação de informações fundamentadas em achados científicos deve se fortalecer cada vez mais para suplantar em volume as informações equivocadas, erradas e sem base científica espalhadas em muitos veículos na mídia em geral. Assim, o consumidor e sua saúde podem ser beneficiados.

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