O Ital e a Pós-Graduação

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) foi criado em 1963, inicialmente como então Centro Tropical de Pesquisa e Tecnologia de Alimentos em Instituto de Tecnologia de Alimentos, a partir de uma seção técnica do Instituto Agronômico, em Campinas – SP, com o objetivo de dar suporte para a crescente indústria de alimentos. Convênio com a FAO permitiu o treinamento de técnicos, no Brasil e no exterior e a construção dos prédios, laboratórios e equipamentos.

Dentro de sua missão de apoio científico para o desenvolvimento tecnológico do setor de alimentos do Brasil, tem em sua trajetória, forte parceria com o setor produtivo, o que exigiu adequação às novas demandas e características de um mercado globalizado. Neste sentido, o Ital estabeleceu a gestão para a qualidade, que resultou na certificação ISO 9001, em 1998, e na acreditação pelo INMETRO de 57 ensaios de embalagens segundo a norma ISO 17025. O Ital participa desde 1998 do Programa de Excelência na Gestão da ABIPTI (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação).

Atuando em várias linhas de pesquisa e desenvolvimento, através dos seus pesquisadores, conduz projetos financiados, principalmente, por agências de fomento nacionais e internacionais, por empresas e associações, muitos deles realizados em parceria com instituições brasileiras e estrangeiras.

Há muitos anos recebendo estagiários de nível médio e superior para complementação de suas formações com solução de problemas reais, sua missão de educação também foi se consolidando, e em, 2015, iniciou o Programa de Pós-graduação com o curso de mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos aprovado pela Capes, focando suas pesquisas na criação de novos produtos mais saudáveis, sustentáveis e seguros, em consonância com a atual dinâmica da indústria global de alimentos.

Histórico, evolução e perspectivas futuras da Pós Graduação

Conceito Capes e Autoavaliação

Contato: pos@ital.sp.gov.br
Telefone: (19) 3743-1762

Linhas de Pesquisa

Qualidade e segurança de alimentos

Linha de pesquisa interdisciplinar para estudos da segurança e qualidade de alimentos utilizando-se de análises físico-químicas, microbiológicas e instrumentais. O programa fornecerá conhecimento teórico e prático, que inclui estudos de aditivos, contaminantes químicos e microbiológicos em toda a cadeia produtiva de alimentos, além de estudos de propriedades bioativas dos nutrientes e estudos dos constituintes dos alimentos: absorção e biodisponibilidade, efeitos do processamento, do armazenamento e a sua relação com a qualidade nutricional.

Projetos:
Caracterização, avaliação da qualidade e de propriedades bioativas de alimentos
Estudo da inocuidade microbiológica de alimentos

Embalagem e conservação de alimentos

Linha de pesquisa que contempla as tecnologias de processamento convencionais e emergentes para a industrialização de alimentos e os estudos da interação entre embalagem e produto. Inclui também a avaliação do desempenho ambiental da cadeia agroalimentícia, os estudos de estabilidade e de avaliação de ciclo de vida e o aproveitamento de subprodutos.

Projetos:
Desenvolvimento e avaliação de embalagens
Estudos ambientais e aproveitamento de resíduos e co-produtos industriais
Desenvolvimento de novos produtos, processos e ingredientes

Carga Horária

Para concluir o curso, o aluno deverá completar o mínimo de 48 créditos, sendo 18 em disciplinas e 30 pela Dissertação.